Cadastro Nacional de Advogados (CNA) da OAB: tudo o que você precisa saber
O Cadastro Nacional de Advogados (CNA) é uma ferramenta importante para a regulamentação da profissão de advogado no Brasil. Ele é responsável por manter um registro atualizado dos advogados habilitados a atuar no país, garantindo assim que a população tenha acesso a advogados qualificados e devidamente registrados.
O CNA é mantido pelo Conselho Federal da OAB e é responsável por manter um registro dos advogados habilitados a atuar. Nele, é possível obter informações de todos os advogados e estagiários em advocacia atuantes em nosso país.
O objetivo principal do CNA-OAB é oferecer mais segurança e transparência à população e demais órgãos de nosso sistema judiciário brasileiro.
Você sabia que dá para checar se seu advogado está em situação regular?
Para saber se um advogado, ou até mesmo um estagiário em advocacia, está regularmente inscrito junto à OAB, basta acessar o CNA-OAB, clicando aqui.
Ainda, recentemente, foi desenvolvido um APP para iOS e Android que realiza as mesmas funções do site. Assim, também, você poderá checar a situação do advogado de forma instantânea em seu próprio smartphone. Para isso, acesse sua loja de aplicativos e no campo de pesquisa digite: “CNA OAB”.
Vale ressaltar que o referido cadastro possui o registro de todos os advogados e estagiários inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Dessa forma a pessoa interessada será capaz de pesquisar sobre a situação cadastral de advogados e estagiários em todo o território nacional.
O sistema é de fácil consulta e o interessado deve possuir somente um dos seguintes dados para obter as informações:
– Nome completo;
– Número da inscrição da OAB;
– Seccional da OAB;
– Tipo de inscrição (Estagiário, Advogado ou Suplementar).
Recomendamos que o usuário tenha em mãos e pesquise utilizando o número de inscrição do advogado e a respectiva seccional, pois ele é único e trará um resultado exato na busca.
Caso a sua pesquisa não retorne nenhum resultado, é muito provável que a pessoa ainda não esteja registrada no órgão competente. Nesses casos, o cliente interessado poderá entrar em contato com a seccional da OAB responsável, para sanar eventuais dúvidas.